Para uma convivência harmoniosa, todos devem conhecer e respeitar as normas internas e a legislação vigente, incluindo comportamento dos animais em condomínios.
Em primeiro lugar, consulte sempre o regulamento interno. Neste documento estão as regras de convivência com pets. Juntamente estão os procedimentos a serem adotados pelos donos dos animais em condomínios.
Faça a sua parte, conheça e respeite as normas do condomínio. A conscientização dos moradores é de extrema importância.
Assim com os donos dos animais, os demais moradores também precisam utilizar o bom senso para que a convivência entre vizinhos seja saudável.
Cumpra as regras, elas existem para garantir o bem estar coletivo.
Nesse sentido, divulgue as normas com frequência. Assim, novos moradores poderão conhecer os procedimentos e antigos moradores poderão relembrar as atitudes esperadas.
Consulte o Regulamento Interno com relação aos animais em condomínios
Cuide do seu animal. Os condôminos devem fazer a sua parte para que os animais não causem incômodos aos vizinhos
Transporte seu animal no colo ou utilize uma coleira.
Se necessário, os cães devem utilizar focinheira. Conforme determina a legislação, a focinheira é obrigatória para determinadas raças.
Ao mesmo tempo, verifique os locais permitidos para entrada, saída e circulação dos animais. Consulte as normas do seu condomínio.
Se eventualmente ocorrer um imprevisto durante o transporte, é responsabilidade do dono limpar imediatamente o local, em respeito aos demais moradores.
Utilize o elevador de serviço para o transporte de animais.
Ao mesmo tempo, se algum morador não estiver confortável na presença do cão, dê a preferência a este morador, deixe a pessoa tomar o elevador sozinha, aguarde o próximo.
Cuidado com o barulho dos animais
De acordo com o regulamento interno do condomínio e com a legislação vigente, há um limite para o barulho mesmo durante o dia, para não incomodar os demais moradores.
De acordo com a Lei do Silêncio, todo morador deve manter o máximo silêncio a noite, em respeito ao descanso dos vizinhos e conforme determina a legislação.
Dessa forma, é preciso atenção para que o animal não cause muitos ruídos, especialmente com latidos ou objetos atirados no chão.
Procure conhecer todas as normas
As regras do condomínio devem estar claras e precisam ser conhecidas por todos.
Cartilhas e campanhas de conscientização podem ajudar. A PMF Design pode desenvolver esses materiais para você!
Quando todos colaboram, o condomínio fica melhor.