Evitar o excesso de barulho em condomínio demonstra, acima de tudo, respeito às normas e aos demais moradores.
Para evitar conflitos, a administração deve divulgar as regras e conscientizar os moradores. Cartilhas, jornais internos e comunicados são ferramentas importantes e ajudam a engajar os condôminos.
A equipe da PMF Design desenvolve materiais personalizados conforme as necessidades de cada condomínio, de acordo com o regulamento interno e seguindo a legislação vigente.
As campanhas de conscientização dos prejuízos do barulho em condomínio podem dar dicas de como evitar ruídos, como agir se algum vizinho estiver atrapalhando, além de explicar as consequências de simples atitudes do dia a dia.
Os condôminos devem fazer a sua parte para evitar barulho em condomínio
Consulte sempre o regulamento interno. Neste documento estão discriminados os horários permitidos para utilização dos espaços comuns, assim como dias e horários permitidos para obras, reformas e mudanças.
Essas atividades geralmente causam ruídos, portanto, é preciso atenção pois o desrespeito às normas pode gerar notificações e multas previstas na Convenção e no Regulamento Interno.
Sempre que for fazer uma atividade mais ruidosa, pense que você pode estar incomodando um vizinho que pode ter filhos pequenos, que pode estar tentando dormir ou trabalhar.
Os vizinhos do andar de baixo podem se incomodar com barulho de salto alto.
Móveis sendo arrastados ou crianças correndo também causam ruídos nos apartamentos vizinhos.
Da mesma forma, latidos excessivos de cachorros prejudicam o sossego dos demais moradores.
Essas situações são comuns e podem acontecer devido ao isolamento acústico das construções.
Nesse sentido, para contornar o problema de barulho em condomínios e evitar brigas entre vizinhos, síndicos e administradores devem pensar em soluções alternativas e incentivar condôminos a restringir os horários desses ruídos, colocar tapetes ou protetores para abafar e isolar os sons.
Atente-se especialmente aos horários permitidos para obras e reformas. Oriente prestadores de serviços e familiares para que também colaborem.
Evite mudar os móveis de lugar ou utilizar furadeiras fora do horário comercial ou no fim de semana, para incomodar o mínimo possível.
Usar o bom senso em favor do bem comum evita conflitos e contribui para melhorar a convivência entre vizinhos!
Informativos e comunicados personalizados podem alertar os moradores sobre esse problema tão comum na maioria dos condomínios e melhorar a convivência entre os vizinhos. Conheça os serviços da PMF Design.