Primeiramente, vale destacar que a manutenção das instalações elétricas do condomínio deve ser realizada de forma preventiva.
Essa ação é fundamental para garantir a segurança e a valorização do condomínio.
Manutenção preventiva das instalações garante a segurança do condomínio
Instalações defasadas ou precárias elevam os riscos de acidentes, quedas de energia e até mesmo incêndios em unidades ou na área comum.
Do mesmo modo, a falta de manutenção das instalações elétricas do condomínio pode gerar desperdício devido à fuga de energia.
Queda constante de energia, luzes piscando, tomadas que esquentam, cheiro de queimado ou fumaça são sinais que a rede elétrica necessita de uma intervenção.
Dessa forma, recomenda-se a contratação de uma empresa especializada.
A empresa contratada deve ter um engenheiro elétrico responsável, assim como deve ter toda a aparelhagem necessária. Dessa forma, poderá diagnosticar corretamente eventuais problemas e recomendar as ações necessárias.
Estabeleça um calendário de manutenção das instalações
Revise a rede elétrica anualmente. O zelador ou a equipe de manutenção do condomínio pode verificar a ocorrência de falhas.
Caso constatem algo errado, devem avisar imediatamente o síndico. Este deverá tomar as devidas providências.
O ideal é que os condomínios façam uma inspeção completa da rede elétrica a cada cinco anos. Essa inspeção mais detalhada deve ser realizada com uma empresa especializada.
Verifique quadros de força, fiação, disjuntores, estrutura e demais itens importantes para a segurança das instalações.
A manutenção das instalações elétricas do condomínio, quando realizada preventivamente, reduz os custos com reformas e manutenções emergenciais. Da mesma forma, garante maior segurança ao empreendimento e aos condôminos.
As unidades também devem realizar manutenção preventiva das instalações elétricas
Igualmente importante é incentivar os condôminos a realizarem manutenções preventivas em suas unidades.
Informativos e comunicados periódicos devem alertar sobre a importância de todos manterem as instalações elétricas em perfeito funcionamento. Assim, é possível evitar acidentes que podem terminar em tragédias.
Quando todos colaboram, o condomínio fica mais seguro.